domingo, 11 de setembro de 2011

11 de Setembro de 2001

Parece uma imagem de um filme mas não é.
Há 10 anos fui eu que liguei a televisão aqui em casa depois do almoço e me deparei com um "incêncido numas torres em Nova Iorque". Pensava eu.

Eu tinha 13 anos e nesse dia fui passar a tarde com umas amigas, na casa de uma delas. Mal sabia eu de que o que se estava a passar era um verdadeiro ataque de terrorismo que iria marcar a vida de todas as pessoas de alguma maneira.

Os que assistiram em directo pela tv nunca mais irão esquecer, como eu, as imagens terroríficas dos aviões a embater no World Trade Center, as pessoas desesperadas a atirarem-se das janelas, as torres a colapsarem. Um verdadeiro filme de terror, que desta vez era mesmo real.

O mundo não estava à espera de algo assim e, na altura, o medo apoderou-se de toda a gente.

Depois disso, claro, surgiram as guerras. Afeganistão, Iraque. Muitos mais milhares de pessoas morreram. E passados 10 anos, será que o mundo ficou melhor? Mais seguro? Pelos menos espera-se que sim.

De uma coisa se tem certeza: o mundo mudou e nunca mais foi o mesmo.

Nenhum comentário: